pastor_wanderlei-galbiatti
pastor_wanderlei-galbiatti

Pr. Wanderlei Galbiatti Filho, presidente da ABCLESP.

Queridos irmãos, graça e paz!

Seja bem-vindo ao sítio eletrônico da ABCLESP, a Associação Batista Centro Leste do Estado de São Paulo, que congrega igrejas batistas filiadas à Convenção Batista Brasileira das cidades de Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Rafard, Paulínia, Cosmópolis, Itapira e Anhembi.

Este canal, assim como a própria ABCLESP, foi criado para servir às igrejas. Através dele queremos facilitar nossa comunicação, divulgar eventos, registrar nossa história e promover a cooperação entre as igrejas associadas. A cooperação é o meio que promove a comunhão entre nossas igrejas batistas, sem ferir sua autonomia, que é um princípio bíblico que defendemos.

No texto de Romanos 15.26-29 encontramos três fatores fundamentais para a promoção da cooperação entre nós:

1º. A Compaixão (vs.26) – Paulo relata o sentimento dos irmãos de Acaia e Macedônia para com a igreja de Jerusalém que estava enfrentando as consequências da perseguição e destaca que entre eles o foco era atender aos mais pobres. A compaixão aproxima-nos do sofrimento do outro, faz com que sintamos a dor dele, a fome dele, o frio dele, etc… A compaixão é um reconhecimento da carência do outro que nos impulsiona a socorrê-lo. Os irmãos macedônios sabiam o que era passar por restrições, conheciam bem esta rotina. Nós podemos socorrer aqueles que dentre nós também tem enfrentado dificuldades, e da mesma forma fazê-lo por compaixão, no desejo de vê-los superando suas limitações, sendo edificados pelo nosso serviço.

2º. A Consciência (vs. 27) – Para aqueles irmãos sensibilizados com a situação dos cristãos pobres de Jerusalém não havia dificuldades para entender que demandas materiais e espirituais se conjugam perfeitamente. É muito especial a conclusão de Paulo de que eles se sentiam como “devedores” em função do legado espiritual que receberam, e julgavam justo responder materialmente. Esta consciência madura gera liberalidade e generosidade cooperativa para o atendimento de emergências e a manutenção de projetos de assistência.

3º. A Confiança (vs.28) – Ao decidirem enviar uma ajuda financeira à igreja de Jerusalém os macedônios e acaios escolheram um canal confiável: a pessoa do apóstolo Paulo. Eles o conheciam e conheciam sua idoneidade. Paulo estivera com eles atendendo um apelo espiritual que lhe fora entregue em revelação (At 16.9-10). O ministério de Paulo ali cravou no coração daqueles irmãos a confiança para colocarem seus recursos consagrados sob tutela dele. Nossa cooperação também flui através de um canal de confiança de que a instituição é digna de receber e administrar os recursos a ela encaminhados. Nosso modelo de administração é participativo, onde as igrejas através de seus mensageiros deliberam em Assembleia o destino dos recursos, os administradores de tais recursos, etc…

Minha oração é que a navegação por este site o estimule no serviço de sua igreja local e o desafie a envolver-se com a cooperação em nosso contexto Associacional, juntando esforços para vermos o Reino de Deus sendo promovido com relevância em nossa região.
Deus o abençoe!

ABCLESP – Presidente